segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Um pouco do Jornalista Rômulo Maiorana



O Jornalista Romulo Maiorana (1922-1986) , pernambucano e filho de pais italianos, chegou a Belém em 1953. Nascera em Recife, a capital do Nordeste brasileiro, estudara apenas até o segundo grau (chamado, então, de científico), e fora mandado pelo pai à Itália para estudar. Mas a guerra estourou e ele acabou sendo incorporado ao exército de Mussolini. Não foi para os campos de batalha, entretanto, ficou na retaguarda, como datilógrafo.
No fim da guerra, Rômulo Maiorana volta ao Brasil; não para Recife, mas para Natal. Posteriormente, chega novamente a Belém.
Rômulo tentou alguns negócios comerciais, como fabricar placas indicativas de ônibus, flâmulas e painéis luminosos, antes de começar a montar uma rede de sete lojas de vestuário e calçados, que inovaram em vendas e marketing. Mas nunca deixou de escrever uma coluna social na imprensa, sua verdadeira paixão. Primeiro foi colunista em O Liberal, jornal fundado em 1946 para ser o porta-voz do partido mais forte do Estado, o PSD (Partido Social Democrático).
Rômulo fechou abruptamente sua cadeia de lojas e comprou, em 1966, O Liberal. Em 1976, inaugurou a TV Liberal, montada em apenas oito meses, para se tornar afiliada da TV Globo, que se tornaria a quarta maior rede de televisão comercial do mundo. Em dezembro de 1981, criou a Fundação Romulo Maiorana - Instituição privada com o objetivo de promover o desenvolvimento da cultura, das artes, das letras, do esporte e atividades de extensão e de pesquisa no campo da comunicação - Belém, PA.

Nenhum comentário: