quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A História da Fundação da Escola


A escola, em 02/06/1986, iniciou suas atividades, em regime de convênio, num pequeno apartamento do Conjunto Estélio Maroja – WE 02 / Quadra N / Bloco 04 / Apto 203.
Em 08/08/1988, após expulsão do antigo endereço, a comunidade escolar invadiu um prédio construído pela Cohab (atual localização) e solicitou à SEDUC que oficializasse o funcionamento deste estabelecimento de Ensino. Considerando o reduzido número de escolas públicas da época, o pedido foi aceito e a escola atendeu, de imediato, a alunos da 1ª a 4ª séries.
O patrono /nome da escola foi escolhido através de votação com a comunidade escolar. Assim, o Jornalista Rômulo Maiorana foi o mais votado por sua história de vida e por ter falecido no ano em que a escola iniciava seu funcionamento (1986).
O primeiro diretor da escola, no atual endereço, foi o Sr. José Assis Laranjeiras.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Arraiá do Rômulo

Êta mundão bão, meu Deus! Oia só comé uma festança de verdade, sô!
A Festa Junina da escola Rômulo Maiorana teve, como atração principal, um casamento na roça que contou com a participação de professores e alunos. Uma carroça trouxe o "pessoá" e os moradores da área adoraram a novidade.
Além das danças, muitas brincadeiras e comidas da época fizeram a alegria da comunidade Rômulo Maiorana.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Um pouco do Jornalista Rômulo Maiorana



O Jornalista Romulo Maiorana (1922-1986) , pernambucano e filho de pais italianos, chegou a Belém em 1953. Nascera em Recife, a capital do Nordeste brasileiro, estudara apenas até o segundo grau (chamado, então, de científico), e fora mandado pelo pai à Itália para estudar. Mas a guerra estourou e ele acabou sendo incorporado ao exército de Mussolini. Não foi para os campos de batalha, entretanto, ficou na retaguarda, como datilógrafo.
No fim da guerra, Rômulo Maiorana volta ao Brasil; não para Recife, mas para Natal. Posteriormente, chega novamente a Belém.
Rômulo tentou alguns negócios comerciais, como fabricar placas indicativas de ônibus, flâmulas e painéis luminosos, antes de começar a montar uma rede de sete lojas de vestuário e calçados, que inovaram em vendas e marketing. Mas nunca deixou de escrever uma coluna social na imprensa, sua verdadeira paixão. Primeiro foi colunista em O Liberal, jornal fundado em 1946 para ser o porta-voz do partido mais forte do Estado, o PSD (Partido Social Democrático).
Rômulo fechou abruptamente sua cadeia de lojas e comprou, em 1966, O Liberal. Em 1976, inaugurou a TV Liberal, montada em apenas oito meses, para se tornar afiliada da TV Globo, que se tornaria a quarta maior rede de televisão comercial do mundo. Em dezembro de 1981, criou a Fundação Romulo Maiorana - Instituição privada com o objetivo de promover o desenvolvimento da cultura, das artes, das letras, do esporte e atividades de extensão e de pesquisa no campo da comunicação - Belém, PA.